O fogo que lavra em Vila Velha de Ródão passou esta noite para o concelho vizinho de Nisa, no distrito de Portalegre, através do monumento natural das Portas de Ródão.
"O fogo passou para o concelho de Nisa através das Portas de Ródão. Passou o rio [Tejo], mesmo na encosta do monumento natural", explicou o vice-presidente de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, José Manuel Alves.
O autarca sublinhou que o fogo continua com duas frentes activas, uma na zona de Perdigão, "onde evolui com alguma intensidade", e outra em Vilas Ruivas, que se desenvolve em direcção a Fratel.
Apesar disso, José Manuel Alves disse que estão a trabalhar no sentido de "tentar anular o incêndio" durante a noite, "embora se esteja a levantar vento, o que pode dificultar a tarefa".
O incêndio deflagrou às 17h55 de segunda-feira, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão e já passou também para o concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.
Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 00h10, estavam no terreno a combater o fogo, 442 operacionais, apoiados por 147 viaturas.