A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um resultado líquido de 3,4 milhões de euros até Setembro, uma queda de 93% face ao lucro de 46,3 milhões de euros no mesmo período de 2014, informou o banco público.
No entanto, a entidade liderada por José de Matos considera que não são directamente comparáveis os resultados deste ano com os registados nos primeiros nove meses do ano passado, referindo que para "garantir a comparabilidade" têm de ser ajustados da participação que o grupo actualmente tem nas seguradoras Fidelidade, Cares e Multicare.
No ano passado, a Caixa alienou a maior parte da participação nestas empresas, tendo ficado com 15% da Fidelidade e 20% da Cares e Multicare, encaixando mais-valias significativas que impedem uma comparação directa entre os resultados.
Assim, segundo se lê no comunicado disponibilizado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os resultados de 3,4 milhões de euros até Setembro excluindo os efeitos extraordinários - alienação das seguradoras e carga fiscal - significam uma "melhoria de 236 milhões de euros quando comparado com o período homólogo do ano anterior".