Quem andar à procura de casa para arrendar em Lisboa vai pagar o dobro do que outra pessoa no resto do país. É o que revela o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado esta quarta-feira.
Em 2017, o valor mediano das rendas de alojamentos familiares com novos contratos de arrendamento no país fixou-se em 4,39 euros por metro quadrado e os municípios que superaram aquele valor localizam-se maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve.
O município de Lisboa apresentou o valor de renda mais elevado (9,62 euros/m2) e com valores acima de 6,5 euros/m2 destacavam-se os municípios de Cascais (8,06 €/m2), Oeiras (7,84 euros/m2 ) e o Porto (6,77 euros/m2 ).
As sub-regiões NUTS III Área Metropolitana de Lisboa, Região Autónoma da Madeira, Algarve e Área Metropolitana do Porto registaram valores medianos das rendas por metro quadrado superiores ao valor nacional.
Segundo o mesmo relatório do INE, as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto representavam, em conjunto, cerca de 51% do número total de novos contratos de arrendamento do país.