A Califórnia quer que todos os carros novos e outros veículos tenham "zero emissões" poluentes em 2035, o mais tardar, segundo um texto aprovado esta semana pelos reguladores daquele estado norte-americano, que lidera os esforços para uma transição energética nos EUA.
A medida, que foi debatida e votada pelo Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (CARB, na sigla em inglês), formalizará os objetivos estabelecidos em setembro de 2020 pelo governador democrata Gavin Newsom, e que deve incentivar outros estados a seguirem o exemplo.
Este projeto prevê diferentes etapas e visa veículos a diesel e gasolina. Antes da votação, Daniel Sperling, um dos membros do CARB, já tinha garantido que a proposta tinha "99,9%" de hipóteses de ser aprovada.
Uma mudança faseada
Assim, em 2026, um terço das vendas de carros na Califórnia deve ser de veículos de "emissão zero", ou seja, apenas veículos movidos a eletricidade, hidrogénio e determinados veículos híbridos.
Até 2030, as vendas devem representar dois terços para este tipo de veículos.
"É monumental. É a coisa mais importante que o CARB fez nos últimos 30 anos. É importante não apenas para a Califórnia, mas para o país e o mundo", sublinhou Daniel Sperling, em entrevista à estação CNN.
A Califórnia, com os seus mais de 40 milhões de consumidores, é o maior mercado dos EUA e os seus padrões têm impacto na indústria de todo o país.
A General Motors já anunciou, em janeiro de 2021, a sua intenção de não fabricar mais carros com emissões poluentes até 2035, mesmo que o grupo não se tenha comprometido, de forma concreta, em disponibilizar apenas veículos elétricos no espaço de 13 anos.
A aprovação desta medida na Califórnia ocorre num momento em que o Presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou um amplo plano de investimento no combate às alterações climáticas e na saúde na semana passada.
E no resto do mundo?
A lei prevê quase 375 mil milhões de dólares (368,9 mil milhões de euros) em programas climáticos e de energia destinados a ajudar o país a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 40% até 2030.
Nos últimos anos, muitos países, especialmente na Europa, têm procurado limitar a poluição do setor automóvel. Em junho, os Estados-membros da União Europeia chegaram a acordo para proibir a venda de veículos com motores de combustão de 2035 em diante.
O Reino Unido, Singapura e Israel comprometeram-se a terminar com as vendas de novos veículos a gasolina e diesel até 2030, e a Noruega assumiu esse compromisso para 2025.
Segundo os cientistas, a atividade humana, em particular o uso de combustíveis fósseis, levou ao aquecimento global, que por sua vez contribuiu para tornar os eventos climáticos extremos mais frequentes e violentos.
Uma das soluções para combater esse aquecimento consiste em limitar as emissões poluentes dos combustíveis fósseis.