O antigo Presidente da República Ramalho Eanes, que apoia a candidatura de Sampaio da Nóvoa, disse em Castelo Branco considerar que o antigo reitor "já é um general" e estabeleceu "algumas semelhanças" com Cavaco.
"Cavaco Silva é homem capaz, competente, interessado, honesto", ilustrou, quando questionado pelos jornalistas se estava arrependido do apoio que deu a Cavaco nas suas duas candidaturas ao cargo, para logo de seguida dizer que também reconhece em Nóvoa essas qualidades.
O antigo governante ressalvou, contudo, que apesar de haver "algumas semelhanças", há "muitas diferenças" entre ambas, até porque Nóvoa irá actuar "num tempo totalmente diferente".
Na ocasião, Sampaio da Nóvoa aproveitou para frisar que o seu mandato será "muito diferente" dos mandatos de Cavaco Silva, porque tem uma "visão presidencial e um conceito diferente" daquele que tem o actual Presidente da República.
O candidato presidencial falava na fábrica Centauro, que opera no sector da refrigeração e ares condicionados, em Castelo Branco, unidade inaugurada na década de 1980 por Ramalho Eanes, quando era chefe de Estado, e que o acompanhou na visita.
O antigo Presidente salientou que desde o início apoiou a candidatura de Sampaio da Nóvoa pelas suas qualidades, acrescentando que o candidato "já é um general", numa alusão à crítica de Marcelo de que Nóvoa não tem experiência para passar de soldado raso a general.
Candidato recebe “testemunho”
O candidato presidencial recebeu das mãos do antigo chefe de Estado uma lembrança da empresa, que definiu como um "testemunho".
O fundador da Centauro Internacional, empresa de produtos de refrigeração situada na zona industrial de Castelo Branco, entregou uma placa a Ramalho Eanes, que havia inaugurado as primeiras instalações do grupo, em 1982, e o antigo chefe de Estado quis que a oferta passasse para Sampaio da Nóvoa.
"Recebo o testemunho das mãos do general Ramalho Eanes", disse Nóvoa, com Eanes a vincar: "Isto é um título obrigacionista, uma obrigação".
A acompanhar Nóvoa neste terceiro dia está, em Castelo Branco, Ramalho Eanes, nascido em Alcains.
O antigo chefe de Estado é um dos três ex-Presidentes da República que apoia Nóvoa nas eleições de 24 de Janeiro: além de Eanes, também Mário Soares e Jorge Sampaio já transmitiram apoio público à candidatura a Belém do antigo reitor.