Veja também:
- Quem são os principais candidatos às primárias dos EUA?
- Donald Trump, o rei da polémica que quer ser Presidente dos EUA
O multimilionário Donald Trump já fez o seu discurso de vitória nas eleições primárias do caucus republicano no estado do Nevada e está prestes a tornar-se no candidato do partido à Casa Branca.
Trump venceu em três dos quatro estados em que já realizaram eleições, tendo alcançado, na terça-feira, no Nevada, com mais de 40% dos votos. Marco Rubio ficou em segundo lugar e Ted Cruz em terceiro.
Depois de um arranque menos glamoroso, com um segundo lugar no Iowa, o multimilionário recuperou e ganhou a maioria dos votos na Carolina do Sul, em New Hampshire e agora no Nevada.
Ficou assim frustrada a ambição de figuras históricas do Partido Republicano que, há menos de um mês, e depois da derrota no Iowa, esperavam afastar Trump da corrida presidencial.
“Não esperavam que chegássemos tão longe, mas estamos a ganhar, a ganhar, a ganhar”, afirmou o empresário norte-americano no seu discurso de vitória, em Las Vegas (Nevada).
Texas é o estado que se segue e no qual Ted Cruz é senador. Espera-se, por isso, um resultado mais animador para o pré-candidato, que enfrenta dúvidas sobre a viabilidade da sua candidatura.
Ted Cruz venceu no Iowa, mas Trump conseguiu, depois disso, chamar a si alguns dos apoiantes base do senador.
Nas eleições à Presidência norte-americana, cada partido político (Democrata e Republicano) decide quem será o seu candidato depois de uma série de eleições primárias.
Primeiro, é definido o número de delegados, atribuído de acordo com o número de residentes no círculo eleitoral, e depois, através de uma fórmula matemática, é determinado o número de votos que é necessário obter nas eleições primárias. Os delegados são eleitos por representação proporcional.
Caucus é o sistema de eleição dos delegados nos estados do Iowa e do Nevada, na fase das primárias. Apurados os resultados das votações nos vários estados, cada partido nomeia seu candidato à Casa Branca.