Já falta pouco para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começar e a PSP divulgou esta sexta-feira uma série de informações para que não haja percalços.
O que é que a PSP aconselha?
Desde logo que cheguem cedo. Que vão para os locais dos eventos com tempo, porque quanto mais cedo chegarem, mais rápido será o processo de revista, evitando assim maiores aglomerados de pessoas, tornando, também, o trabalho da polícia mais fácil e rápido.
Vai haver revistas como se faz nos festivais ou no futebol?
Sim, é de contar com isso. Antes e durante os eventos principais da JMJ vão estar montados perímetros de segurança, com diferentes pontos de acesso, onde polícias - com uniforme - farão as revistas. Estas revistas podem ser realizadas por palpação ou com recurso a outros meios, como raquetes portáteis, pórticos e, até, raio-x nalguns casos, tudo em nome da segurança.
Há objetos proibidos, que não sejam permitidos nos recintos da JMJ?
Há e a lista vai estar afixada à entrada dos pontos de acesso aos recintos, mas não é permitido levar tendas, nem cartazes de grandes dimensões ou com mensagens ofensivas.
Os peregrinos também devem evitar levar mochilas de grandes dimensões, vestuário pesado ou outros objetos que possam dificultar a revista, evitando assim o aumento do tempo de espera. E naturalmente, são proibidos os artigos de pirotecnia, explosivos, armas, facas e outros objetos perfurantes. Também é proibido fazer lume.
O que a PSP sugere é que os peregrinos levem apenas os objetos essenciais para o interior dos recintos.
E artigos de higiene pessoal? Podem entrar?
Podem, dentro do razoável. E tal como acontece quando se viaja de avião esses artigos devem ser transportados em sacos de plástico transparente, preferencialmente herméticos. Vale a pena lembrar que os objetos de vidro também são proibidos, por isso, os peregrinos são aconselhados a levar garrafas de plástico, que podem encher nos diversos pontos de água que existem nos recintos.
Pode-se levar bicicletas?
Não. Os percursos têm mesmo de ser feitos a pé. As bicicletas, trotinetas e similares não entram.
Os animais de estimação também não podem ir à JMJ. Só os cães-guia é são aceites nos vários eventos.
E exatamente porque os recintos são muito grandes- só o Parque Tejo é equivalente a 100 campos de futebol- e por estar previsto mesmo muita gente - mais de um milhão de pessoas - a PSP sugere que os grupos definam um ponto de encontro para o caso de se perderem.
Já agora vale a pena lembrar que há vários condicionamentos de transito em Lisboa na próxima semana. Saiba mais aqui.