A chuva forte que caiu esta terça-feira em Lisboa provocou 198 ocorrências em vários pontos da cidade, nomeadamente inundações, indicou fonte da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa à Renascença.
Entre o meio dia e as 19 horas registaram-se ao todo 198 ocorrências, mantendo-se a essa hora ainda 55 ativas. Não se registaram mais ocorrências depois das 19 horas.
O pico das ocorrências registou-se por volta das 15 horas. Os maiores danos registaram-se em Alcântara, onde um tornado de fraca intensidade causou danos no telhado do Banco Alimentar Contra a Fome e fez danos a 20 viaturas
Há também registo de várias árvores caídas, uma delas numa escola de primeiro ciclo, e a queda de um cabo elétrico na Calçada da Estrela.
Também a circulação na rua da Prata, na baixa de Lisboa, está cortada desde as 13h00 depois de um camião que transportava cimento ter perdido a carga.
Lisboa é uma das várias localidades do país atingidas por chuvas e ventos fortes. A nível nacional, a Autoridade de Emergência e Proteção Civil registou cerca de uma centena de ocorrências, com destaque para um mini-tornado na Marinha Grande.
Nas redes sociais estão a ser publicados vídeos com os efeitos da chuva forte que se abateu ao início da tarde sobre Lisboa.
[Artigo atualizado às 22h30]