Cerca de oito mil e 561 professores transitam este ano para os 5.º e 7.º escalões da carreira, sendo 2023 o ano com o maior número de progressões, revelou nesta sexta-feira o ministério da Educação.
Em comunicado, o ministério afirma que a lista definitiva de professores foi hoje publicada e que transitaram todos os professores que, por avaliação de mérito, estão dispensados da existência de vaga: 4941 para o 5.º escalão e 3620 para o 7.º escalão.
O acelerador das carreiras permitiu que todos os docentes abrangidos pelos períodos de congelamento progredissem através da criação de vagas adicionais.
Esta foi a solução que o ministério da educação encontrou para permitir a isenção de vaga “para progressão e a recuperação do tempo em espera para todos estes professores, continuando a sua aplicação a produzir efeitos também nos anos seguintes, duplicando o número de professores que progrediriam em condições normais.”
Segundo o comunicado, em 2023, com o mecanismo de aceleração de progressão na carreira, 92,37% de docentes obtiveram vaga para acesso ao 5.º escalão e 96,87% docentes obtiveram vaga para acesso ao 7.º escalão.