Doentes urgentes esperam até 18 horas nos hospitais de Lisboa
27-12-2023 - 09:07
 • Lusa

Dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 08h30 desta quarta-feira entre as quase 18 horas, no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e a uma hora e 6 minutos, no Garcia de Orta, em Almada.

De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, consultados pela agência Lusa, 60 doentes com pulseira amarela (urgente) encontravam-se às 08h30 de hoje no serviço de urgência geral do hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com um tempo médio de espera de 17 horas e 56 minutos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos.

No Hospital Santa Maria, o tempo médio de espera era de 7 horas e 53 minutos, estando àquela hora 23 pessoas com pulseira amarela no serviço de urgência central, enquanto no serviço de urgência geral do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 45 pessoas aguardavam com pulseira amarela, com um tempo de espera de 13 horas e 47 minutos.

Nos hospitais São Francisco Xavier e Garcia de Orta (Almada), o tempo de espera é de 2 horas e 3 minutos (5 pessoas) e de uma hora e 21 minutos (59), respetivamente.

Na região do Porto, segundo a informação consultada pela Lusa cerca das 09h00, no Hospital S. João, o tempo médio de espera é de 1 hora e 37 minutos para doentes muito urgentes, encontrando-se três pessoas com pulseira laranja e de 2 horas e 19 minutos para doentes urgentes, encontrando-se dez pessoas com pulseira amarela.

No Hospital Santo António, o tempo de espera para doentes urgentes é de menos de uma hora (00h59) e encontram-se à espera oito pessoas, enquanto no Pedro Hispano, em Matosinhos, o tempo de espera para doentes urgentes é de 1 horas e 6 minutos (uma pessoa à espera).

No Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, estavam à espera na urgência polivalente 28 pessoas com pulseira amarela, com tempo de espera de 10 horas e 12 minutos.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

[notícia atualizada às 09h31 de 27 de dezembro de 2023]