O comércio pode ficar isento da sobretaxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), admite o ministro das Finanças.
Num debate sobre o Orçamento do Estado organizado pela SEDES, em Lisboa, Mário Centeno abre a porta à reivindicação da Confederação do Comércio, dizendo que o debate do orçamento na especialidade pode trazer "boas notícias".
“A questão do comércio está a ser trabalhada e as melhorias na especialidade eu acho que vão satisfazer essas preocupações”, disse o governante.
O sector do comércio pode ficar isento da nova sobretaxa de IMI, tal como acontece na agricultura, turismo e indústria, sublinhou.
A nova sobretaxa de IMI será de 0,3% sobre o valor patrimonial tributário global dos imóveis a partir dos 600 mil euros.
Já questionado sobre se a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai ocorrer com a actual administração ou com outra, Mário Centeno limitou-se a afirmar que, "neste momento, a CGD tem uma administração e está num processo de recapitalização importantíssimo e crucial para o país".
"Há instituições, há acordos de princípio com a Comissão Europeia sobre a capitalização da Caixa que é necessário honrar e é isso que vamos fazer e é para isso que estamos a trabalhar", reiterou o ministro das Finanças.