Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O presidente do Governo Regional da Madeira institui uma cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, para os próximos 15 dias, a partir das 00h00 deste domingo.
A decisão de Miguel Albuquerque foi tomada porque “a freguesia de Câmara de Lobos encontra-se em situação epidemiológica potencial de transmissão local avançada, com elevado risco de surgimento de cadeias de transmissão, quer a nível local quer a nível regional”.
Em conferência de imprensa, o líder madeirense acrescenta que “é essencial adotar medidas excecionais para acautelar a saúde pública da população de Câmara de Lobos e da Região Autónoma da Madeira”.
Albuquerque confirma que “as entradas e saídas de pessoas e veículos na freguesia de Câmara de Lobos ficam condicionadas” e que só vai ser possível sair à rua por situações excecionais, como ir ao médico, à farmácia ou fazer compras alimentares.
Para trabalhar só dentro da freguesia, acrescenta o presidente do Governo Regional, que confirma ainda o encerramento de todos os serviços públicos, à exceção de centros de saúde, polícia, água, energia, finanças e câmara municipal.
Como no continente continuam abertos na freguesia de Câmara de Lobos estabelecimentos do setor alimentar, farmácias, bancos, postos de abastecimento de combustíveis".
A terminar a sua declaração, Miguel Albuquerque confirma que esta é "uma medida difícil" mas "em nome da saúde pública e da vida de todos, o Governo toma esta medida de forma consciente e determinada".
A Região Autónoma da Madeira tem 54 casos confirmados de Covid-19.