Lançamentos no Atletismo. Sem Auriol, a esperança de medalha está no disco
25-07-2024 - 06:30
 • Diogo Camilo

Irina Rodrigues e Liliana Cá somaram bons resultados nos Europeus e podem surpreender com um pódio. Jéssica Inchude pode ocupar a vaga de Auriol Dongmo na final do lançamento do peso.

Uma fratura na perna retirou Auriol Dongmo dos Jogos Olímpicos e, sem ela, Portugal poderá sair de Paris sem uma medalha nos lançamentos de disco, peso e dardo. A lançadora já tinha alcançado a marca olímpica, tendo conquistado o título mundial em pista coberta em 2022, mas fica de fora depois de em Tóquio ter ficado no 4.º lugar, a apenas cinco centímetros da medalha de bronze.

Sem Auriol, as maiores esperanças de uma medalha residem também no feminino, mas no lançamento do disco. Liliana Cá e Irina Rodrigues foram, respetivamente, terceira e quarta nos Europeus. E, enquanto Liliana Cá ficou em 5.º lugar em Tóquio, nos últimos Jogos Olímpicos, Irina Rodrigues é quem tem a melhor marca do ano entre as duas - e a 8.ª melhor a nível mundial, a pouco mais de um metro da terceira melhor.

Ambas entram em prova no dia 2 de agosto, com a final no dia 5 de agosto, onde vão estar as 12 melhores da qualificação.

No peso, não há Auriol mas há dois representantes no masculino e outras duas no feminino: Francisco Belo e Tsanko Arnaudov estão em conjunto em Paris, depois do primeiro ter estado sozinho em Tóquio (16.º lugar) e do segundo se ter estreado nos Jogos no Rio de Janeiro (29.º lugar).

Jéssica Inchude e Eliana Pereira estreiam-se em Jogos Olímpicos, com a primeira a ter sido 9.ª nos Europeus e a ocupar o 13.º lugar do ranking mundial - estando, teoricamente, às portas da final.

A eliminatória é no dia 8 de agosto, com a final a acontecer no dia seguinte, às 18h40.

No dardo, uma categoria sem grande tradição para Portugal, há um estreante: Leandro Ramos tem a 22.ª melhor marca do ano e foi 15.º nos Europeus, falhando a final por pouco mais de um metro. Nos Mundiais, em que terminou em 31.º, deu nas vistas com uma técnica pouco habitual, com uma acrobacia na altura do lançamento.

A eliminatória de Leandro Ramos é a 6 de agosto, com a final no dia 8 de agosto, pelas 19h25.