A Comunidade Vida e Paz realiza até ao próximo domingo o tradicional acolhimento de Natal dos sem-abrigo de Lisboa na cantina da cidade universitária.
Este ano a festa conta com muitas novidades, serviços novos que estão à disposição de quem faz vida na rua: é possível renovar e fazer o cartão do cidadão, fazer análises clinicas, consultar a internet, entre outros mimos, como explica Henrique Joaquim, presidente da Comunidade Vida e Paz.
“A pessoa pode fazer o seu banho, fazer a sua higiene, trocar de roupa, ir ao barbeiro, tratar a sua imagem, ir ao médico. Pode abrir a porta a um futuro diferente e acaba com o jantar que, no domingo, é o tradicional bacalhau”, disse.
Centenas de pessoas passam pelo espaço. O voluntário Nuno Fraga confirma que estiveram “388 convidados na festa. Depois na área de cidadania tivemos 98 pessoas, 112 que foram ao barbeiro, 43 aos duches, 57 rastreios dentários, 37 consultas realizadas, 45 rastreios de tuberculose, 50 pessoas vacinadas, 81 rastreios cardiovasculares e 10 rastreios de HIV e Hepatite C, 27 pessoas foram ao espaço ‘aberto ao diálogo’”.
Espaço aberto ao diálogo, leia-se espaço ao qual recorreram sem-abrigo que quiseram dar um passo na recuperação da dependência do álcool ou das drogas.
O Natal da Comunidade Vida e Paz para os sem-abrigo termina no domingo.