Simone Biles desistiu da final de ginástica "all-around" por equipas, esta terça-feira, devido a problemas emocionais, admitiu a norte-americana.
Em declarações ao programa "TODAY" da NBC, a ginasta, de 24 anos, deu mais detalhes sobre o que motivou a sua desistência.
"Fisicamente, sinto-me bem. Emocionalmente, varia com o tempo e o momento. Vir para os Jogos Olímpicos e ser a principal estrela não é tarefa fácil", explicou Biles, que tem seis medalhas em Olimpíadas.
Mais tarde, aos jornalistas, Simone Biles admitiu que nunca se tinha sentido assim antes e que percebeu que não estava bem desde o início.
"Já não confio em mim como dantes. Depois da minha prestação, não queria participar nos outros eventos, por isso decidi dar um passo atrás. Assim que piso o tapete, somos só eu e a minha cabeça a lidar com demónios. Tive de fazer o que era certo para mim e focar-me na minha saúde mental e não comprometer a minha saúde e bem-estar", explicou.
Em comunicado, a Federação de Ginástica dos EUA tinha dito que Simone Biles abdicara a meio da final devido a um "problema médico".
"Será avaliada diariamente para determinar se está medicamente apta para futuras competições", pode ler-se na nota oficial.
Simone Biles viu as colegas conquistarem a medalha de prata por equipas, atrás da Rússia (ouro) e à frente do Reino Unido (bronze).
Questionada sobre se estará na final "all-around" individual de quinta-feira, assim como nas finais de aparelhos, para as quais se apurou, a ginasta não deu garantias: "Vamos levar isto dia a dia, e veremos."
Simone Biles é considerada uma das melhores ginastas de sempre.
[notícia atualizada às 17h00]