Uma mulher chamada Barbara, diminutivo "Barbie", Oppenheimer tem tido algumas dificuldades em ser levada a sério desde 20 de julho de 2023, data em que estrearam os dois êxitos de bilheteira com os quais partilha o nome.
Barbara Oppenheimer é uma professora reformada da Universidade de Boston, tem cinco netos, vive em Newton, em Massachusetts, e, segundo relatos da própria à revista Slate, desde que começou o fenómeno "Barbenheimer" tem vivido alguns momentos caricatos.
Mas de onde vem o nome? A professora reformada revelou que o seu marido é parente afastado de J. Robert Oppenheimer, o físico cuja vida é explorada no filme com o mesmo nome - o seu pai é primo, em terceiro grau, do pai da bomba atómica, e foi assim que ela acabou por receber o apelido do famoso cientista.
A Barbie Oppenheimer da vida real afirmou já ter visto os dois sucessos de bilheteira e afasta preferências: “Não consigo escolher o meu filme preferido, mas ainda bem que vi ambos.”
Desde que ambos os filmes foram lançados a 21 de julho, a comédia de fantasia de Greta Gerwig manteve-se à frente de Oppenheimer na bilheteira mundial. No entanto, no fim de semana de 25 a 27 de agosto, o drama histórico de Christopher Nolan passou para a liderança da tabela.