O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admite que pode ser “útil” uma investigação do Ministério Público (MP), no caso das suspeitas que recaem sobre a TAP.
Na Irlanda, onde está em visita oficial, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que ficou a saber, na manhã desta quarta-feira, que a atual administração da companhia área nacional solicitou uma auditoria por suspeitas de estar a pagar mais pelos seus aviões que os seus concorrentes.
Sem querer comentar o caso em concreto, o Presidente acabou por dizer, a propósito da auditoria, que tudo o que se apurar sobre anterior gestão da TAP é “útil”.
“Não vou comentar um caso concreto, mas sabem como eu tenho defendido que a reestruturação da TAP tenha sucesso. É uma prioridade nacional", argumentou o chefe de Estado.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, “tudo aquilo que se vá apurando, de gestões mais ou menos antigas, neste caso é uma gestão anterior, e que possa iluminar o que se deve ou não deve fazer, é útil”.
“Vamos esperar o resultado dessa investigação”, rematou, o Presidente da República.
Esta quarta-feira, na comissão parlamentar, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, anunciou que foi pedida uma auditoria pela administração da TAP, a propósito da compra de aviões realizada na altura em que David Neeleman era o principal acionista da empresa.
Concluída a auditoria, foi entregue ao Governo, que a remeteu agora para o Ministério Público.