Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, no final desta semana, um simulador online para as pessoas com mais de 50 anos com informação sobre a vacinação Covid-19.
O simulador, que poderá ser consultado no site Covid-19 do Ministério da Saúde, vai permitir aos utentes com mais de 50 anos poderem saber se estão nas listas já definidas para a primeira fase de vacinação.
“Para tal bastará que sejam inseridos alguns dados, como o número do Serviço Nacional de Saúde, a data de nascimento ou o nome completo”, explicou a ministra da Saúde.
De acordo com Marta Temido, este simulador permitirá às pessoas “ter um melhor acompanhamento daquilo que é a sua inclusão no processo e, caso não estejam incluídas, poderem fazer a necessária correção”.
A governante reiterou que a convocatória será feita “através de carta ou SMS dirigida ao telemóvel associado ao número de utente daquela pessoa e que identifica o destinatário da vacina”, existindo um reforço de contacto em caso de ausência de resposta.
Os serviços de saúde identificaram 957 mil pessoas para vacinar contra a covid-19 correspondentes a idosos acima de 80 anos e pessoas entre os 50 e os 79 com uma das comorbilidades de risco.
A ministra da Saúde esclareceu, por outro lado, que as pessoas que não estejam inscritas no Serviço Nacional de Saúde podem pedir ao médico que as segue uma declaração, que depois será inserida no sistema de vacinação Covid-19.
Marta Temido falava numa conferência de imprensa na qual fez um ponto de situação sobre o plano de vacinação contra a covid-19, após uma reunião, por videoconferência, com a ‘task force’ para o plano nacional de vacinação contra a covid-19.