Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Portugal vai passar a constar na "lista verde" de destinos do Reino Unido, anunciou esta sexta-feira o Governo britânico.
A medida entra em vigor no dia 17 de maio, avança o ministro dos Transportes inglês, Grant Shapps.
Portugal passa a constar na lista de países que podem ser visitados pelos britânicos sem necessidade de realizar quarentena no regresso a casa por causa da pandemia de Covid-19.
Os viajantes e turistas terão de fazer um teste à saída e no regresso ao Reino Unido.
Na lista que será reavaliada de três em três semanas, estão também Grécia, Israel, Gibraltar e Malta.
Portugal é uma das exceções na Europa. A maioria dos países vai ficar na lista “amarela”, sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.
“Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos”, disse Shapps,
Porém, disse que é necessário não colocar este sucesso em risco e que “a única via de saída da pandemia é cuidado e prudência”.
“Temos de ter a certeza que países com os quais restabelecemos ligação são seguros, que as taxas de infeção são baixas e taxas de vacinação baixas, e não estão a incubar variantes perigosas e têm vigilância em prática”, indicou.
Desde janeiro que estavam proibidas as viagens para o estrangeiro exceto em casos de força maior e com justificação válida, sendo as infrações penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros).
[notícia em atualização]