De Águeda a Viseu, a Volta a Portugal em bicicleta de 2024 vai contar com um regresso muito especial: assinala-se o regresso ao Observatório de Vila Nova (Miranda do Corvo).
Na tirada inaugural, a edição centenária, 85.ª no total, regressará ao Observatório de Vila Nova. O terceiro dia ficará marcado pela ascensão à Torre e, no dia seguinte, a anteceder o dia de descanso, espera-se um temido final empolgante, o aguardado empedrado da Guarda.
A edição de 2024 contará ainda com passagens em Vila do Crato e Penedono, estreias absolutas.
A segunda etapa, que ligará Santarém-Lisboa (Marvila), evocará a memória do Capitão Salgueiro Maia, que liderou a coluna militar que saiu de Santarém para Lisboa, no ano de 1974.
Colin Stussi tentará vencer a prova pelo segundo ano consecutivo, relembrando Gustavo Veloso, que festejou em 2014 e 2015. Em alternativa, pode haver novo vencedor após os 26,6 quilómetros de esforço em solitário da etapa final em Viseu, cidade europeia do Desporto em 2024.
Desde a primeira Volta a Portugal, em 1927, Bragança vai receber pela 17.ª vez um formato de chegadas e partidas. Na etapa seguinte, o testemunho passa para Boticas, onde a difícil subida à aldeia de Torneiros marcará definitivamente a passagem pelas Terras do Barroso.