Roberto Martínez esclarece que não teve, nem houve, qualquer problema com João Mário que motivasse a decisão, anunciada pelo jogador, de deixar a seleção nacional.
Questionado sobre se identificou algum sinal de descontentamento do médio no estágio de março, na primeira concentração da equipa com o novo treinador, Martínez responde que não, lembrando que o "ambiente foi muito bom, com ambiente positivo".
"A decisão dele não tem a ver com o que se passou no estágio de março. É normal que os jogadores não fiquem contentes por não jogar", refere, quando levantada a possibilidade de João Mário estar insatisfeito por não ser mais utilizado na seleção.
O treinador espanhol lamenta, revela que o nome do médio estava na lista de convocados, mas respeita a decisão tomada.
"É uma situação natural, fruto de uma decisão pessoal. O João Mário era parte desta convocatória, mas ele ligou para os nossos dirigentes. Eu ainda não falei com o João Mário. Falarei com ele para agradecer tudo o que fez pela seleção", diz Martínez, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, após o anúncio da convocatória para os jogos com a Bósnia e com a Islândia.
"Temos de respeitar o João Mário, é um profissional exemplar. É uma decisão pessoal, que respeitamos. Guardámos as memórias do João Mário na seleção, campeão da Europa", acrescenta.
Depois de Rafa, João Mário é o segundo jogador, na casa dos 30, a retirar-se da seleção portuguesa. O selecionador está atento, mas ressalva que "não é um problema para a seleção".
"O jogador é uma pessoa e cada um deve pensar quando deve tomar certas decisões. O futebol europeu precisa de muita energia, para se jogar pelo clube e pela seleção. Pela minha experiência dos últimos sete anos esta é uma situação normal", afirma.
João Mário, de 30 anos, despede-se da seleção nacional, depois ser campeão nacional pelo Benfica, com 56 internacionalização. O médio fez parte da equipa campeã da Europa em 2016, em França.
Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina a 17 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, às 19h45, e joga na Islândia três dias depois, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19h45.
A maior novidade na lista de Roberto Martínez é Toti Gomes. O defesa do Wolverhampton estreia-se em convocatórias da seleção principal.
A seleção portuguesa lidera o Grupo J com seis pontos, seguida da Eslováquia, que tem quatro, e de Bósnia e Islândia, com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, sem pontos, ocupam os últimos lugares.