Em tempo de coronavírus, pague com cartão e evite ir ao banco
11-03-2020 - 13:09
 • Sandra Afonso

O conselho parte da Associação Portuguesa de Bancos, segundo a qual está a ser avaliada “a eventual necessidade” de aumentar o número de trabalhadores em teletrabalho.

Os bancos aconselham os clientes a evitar a deslocação às agências e a optar pelos pagamentos sem recurso a dinheiro físico.

Em comunicado enviado à Renascença, a Associação Portuguesa de Bancos recorda que as “operações do dia-a-dia, como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis, podem ser executadas de forma segura e cómoda, através do homebanking ou da aplicação do banco”.

Pode ainda ser utilizadas para o mesmo efeito as “máquinas de self-service instaladas nas agências ou da rede de ATMs”.

Nos pagamentos, acrescenta a associação, devem ser privilegiados os cartões – se possível contactless – em que basta aproximar o cartão, ou meios digitais.

Os bancos dizem ainda que estão a reforçar a higienização, no âmbito da prevenção do Covid-19.

Além disso, estão limitadas as deslocações ao estrangeiro, os colaboradores de determinados serviços estão a ser dispersos fisicamente e está a ser avaliada “a eventual necessidade de aumentar o número de colaboradores a exercer funções à distância (designadamente em teletrabalho)”.