Três camiões, com cerca de 50 toneladas de bens doados pelos portugueses, arrancam este sábado de manhã rumo à Croácia, para ajudar os muitos refugiados que têm chegado àquele país dos Balcãs.
A iniciativa partiu de um grupo de amigos e, rapidamente, ganhou uma dimensão maior. Deram-lhe o nome de Caravana Aylan Kurdi, em homenagem à criança síria que morreu afogada ao tentar chegar à Europa.
João Vasconcelos, um dos organizadores da iniciativa solidária, explicou à Renascença como tudo começou: “Eramos cinco amigos, cinco carrinhas, queríamos comprar sacos-cama, comida e arrancar até à Hungria. Hoje, são três camiões, temos quase 50 toneladas de doações. É uma operação logística muito profissional, graças aos apoios que tivemos das empresas”.
Os três camiões vão percorrer cerca de 2.600 quilómetros para levar ajuda portuguesa. João Vasconcelos adianta que levam “muitos brinquedos, muitos produtos de higiene, muita comida, muita roupa impermeável, muito calçado, muita roupa de criança”.
A iniciativa conta já com o apoio do Alto Comissariado para os Refugiados e promete fazer chegar ao terreno os bens doados pelos portugueses
Centenas de pessoas passaram a noite a separar roupas, a embalar e a etiquetar caixas. Entre os voluntários contavam-se muitas famílias com crianças.
Carlos Silva, levou a mulher e os dois filhos: “Chegámos do trabalho e a primeira coisa que a minha mulher disse foi: ‘vamos para Loures, que eles estão a empacotar as coisas para enviar aos refugiados. Demos o jantar aos miúdos, preparámos as coisas e viemos para cá. Trouxe os meus filhos, porque é importante que eles percebam que há crianças que não estão a ter tanta sorte, que estão a ter uma vida complicada e que eles também podem contribuir e dar uma ajuda para que essas crianças tenham uma vida melhor”.
A filha Teresa sabia bem para que ia servir esta ajuda: “Meninos que saíram da guerra há pouco tempo e que precisam da nossa ajuda para ter uma vida melhor, não sofrerem mais com as guerras”.
Os três camiões vão sair este sábado por volta das 11h00, de São João do Tojal, em Loures, rumo à Croácia.