​Porto-Lisboa-Setúbal. Conheça o percurso de D. Américo Aguiar
21-09-2023 - 11:00
 • André Rodrigues e Ricardo Vieira

D. Américo Aguiar foi esta quinta-feira nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco.

Depois das dioceses de Porto e Lisboa e da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o futuro cardeal abraça uma nova missão. D. Américo Aguiar foi escolhido para bispo de Setúbal.

O também presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos.

Entrou para o Seminário Maior do Porto aos 22 anos de idade e foi ordenado padre em 2001.

Serviu na paróquia de São Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã, no Porto, entre 2001 e 2002 para, logo de seguida, assumir o cargo de assistente regional do Corpo Nacional de Escutas até 2008.

Foi no Paço Episcopal do Porto que passou a maior parte do seu tempo ao serviço da Igreja: dirigiu o departamento de comunicação da Diocese entre 2002 e 2015 e foi, também, vigário-geral, chefe de gabinete dos bispos do Porto – D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos - e capelão mor da Misericórdia do Porto.

Durante esse período acumulou também a vice-reitoria do Santuário de Santa Rita em Ermesinde, entre 2007 e 2015 e foi, ainda, pároco da Sé do Porto entre 2014 e 2015.

D. Américo Aguiar foi também presidente da Irmandade dos Clérigos, entre 2011 e 2020, e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Até que, em março de 2019, o Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar de Lisboa.

Atualmente, D. Américo Aguiar, é presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Lidera a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa (JMJ 2023), o mega-acontecimento da Igreja Católica que contou com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas, entre 1 e 6 de agosto.

No Patriarcado de Lisboa, foi também coordenador da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, e lidou com a resposta aos casos de abusos, até março de 2023, quando foi substituído por Souto Moura.

A poucas semanas da JMJ, no dia 9 de julho, o prelado português foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É uma "homenagem à juventude portuguesa", declarou na altura.

D. Américo Aguiar recebe o barrete cardinalício num consistório marcado para 30 de setembro, no Vaticano.

Aos 49 anos de idade, o novo bispo de Setúbal será o segundo cardeal mais novo em funções.