Uma coluna de tanques israelitas participou, na madrugada desta quinta-feira, num “ataque direcionado” no norte de Gaza, informou o exército.
“Durante a noite, as Forças de Defesa de Israel (IDF) conduziram um ataque direcionado usando tanques no norte da Faixa de Gaza , como parte dos preparativos para as próximas etapas do combate”, pode ler-se numa partilha na rede social X.
"Os tanques e a infantaria do IDF atacaram numerosas células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque."
Segundo o anuncio, os soldados deixaram a área e regressaram já a território israelita.
Não houve relatos imediatos de vítimas resultado desta incursão.
"Raide tático"
Israel esclareceu, já esta manhã, que o objetivo da operação militar desta madrugada na Faixa de Gaza foi um raide tático.
Às primeiras horas desta quinta-feira, a rádio do Exército de Israel deu conta desta a operação, “relativamente grande”, destinada a atacar as posições do Hamas em Gaza. Uma intervenção que teve lugar depois de, na última noite, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, ter proferido um discurso na televisão, dizendo que o país está a preparar-se para a ofensiva terrestre em Gaza.
A incursão ocorre depois também da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) ter avisado que poderá ter de suspender a sua missão na Faixa de Gaza em breve se não entrar mais combustível no enclave palestiniano.
Imagens de satélite mostram Gaza no início da guerra e agora
Imagens partilhadas, esta quinta-feira, mostram o antes e o depois da cidade Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza. A primeira fotografia é de 10 de outubro de 2023 e a imagem de baixo mostra a mesma área, 11 dias depois.