A Federação Nacional da Educação (FNE) pediu esta segunda-feira ao Governo o alargamento do prazo dos concursos para educadores e professores dos ensinos básico e secundário, alegando que a plataforma tem apresentado falhas no momento das candidaturas.
A FNE enviou hoje um ofício ao Ministério da Educação a alertar para "diversos problemas técnicos enfrentados pelos docentes" desde domingo à tarde.
"São várias as mensagens que revelam as falhas da plataforma, gerando ansiedade e insegurança entre os docentes", afirma a federação em comunicado enviado para as redações.
No ofício, a FNE dá como exemplos mensagens como "Esta página não está a funcionar", "Ocorreu um erro na aplicação", "Erro na aplicação" ou "Software caused connection abort".
O prazo das candidaturas termina na terça-feira ao final do dia e a FNE sublinha que este é um processo que exige informação precisa, havendo um "elevado número de docentes" a pedir ajuda aos sindicatos membros da FNE.
A FNE sugere por isso "a ativação de mecanismos excecionais para estender o prazo dos concursos, garantindo que todos os docentes tenham tempo suficiente para realizar as suas candidaturas de forma consistente".