Foi publicada esta quarta-feira a portaria que identifica as vagas para o concurso externo de vinculação dinâmica de professores. Estão abertas 8.223 mil vagas dos quadros de zona pedagógica para o ano letivo 2023/2024.
Há vagas disponíveis para 35 grupos de recrutamento, entre eles o que tem mais vagas é o de Ensino Básico, com 1.524 mil, seguem-se os grupos de português e de educação física.
O Quadro de Zona Pedagógica (QZP) 1, referente ao Norte litoral, é o que tem mais vagas, contando com 3.204 mil.
A segunda maior é o QZP 7, referente à Grande Lisboa, com 1.537 mil vagas.
De acordo com a portaria, pretende-se, assim, “concretizar o compromisso de garantir à escola pública, de forma sustentável, os professores em número e qualidade necessários à prossecução da sua missão bem como o combate à precariedade laboral na área da educação”.
Na portaria nº118-A/2023, assinada pelo Ministro das Finanças, pela Secretária de Estado da Administração Pública e pelo Secretário de Estado da Educação, lê-se ainda que “importa agora fixar o contingente de vagas a preencher por via deste mecanismo no concurso de 2023, que possibilitará o ingresso nos quadros de mais de 8 mil docentes”.