A CP suprimiu 113 comboios dos 255 programados entre as 00h00 e as 8h00 desta quarta-feira devido à greve dos trabalhadores, a maioria urbanos de Lisboa, regionais e longo curso.
Neste período, segundo dados da transportadora a taxa de supressão é de 44,3%.
De acordo com a empresa, dos 67 comboios regionais previstos não se realizaram 35.
Já nos urbanos de Lisboa estavam programados 115 comboios e foram suprimidos 45.
Nos urbanos do Porto, foram suprimidas 20 ligações das 53 programadas e nos comboios de longo curso, realizaram-se quatro, das 13 ligações previstas.
A CP - Comboios de Portugal alertou antecipadamente para “perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional”, devido à greve.
“Informamos que, devido a uma greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores da IP - Infraestruturas de Portugal, responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária, antecipam-se perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional no dia 10 de janeiro de 2024”, lê-se na nota da CP.
Segundo a transportadora, a greve poderá também afetar os serviços na quinta-feira.
A paralisação está relacionada com as condições de trabalho e vencimentos da profissão, e abrange os trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária.