O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio rural vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural.
Em perigo muito elevado de incêndio estão mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança.
Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão em perigo elevado de incêndio.
Segundo o IPMA, tendo em conta as condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.
Para esta segunda-feira, prevê-se céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima no interior.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 38 (em Évora e Castelo Branco).
Distritos da Guarda e Portalegre em risco extremo de exposição à radiação UV
Os distritos da Guarda e Portalegre apresentam esta segunda-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e os outros 16 distritos estão com níveis muito elevados.
Já na terça-feira, O IPMA aponta para que todos os distritos do continente apresentem um risco muito elevado.
A Madeira apresenta hoje risco elevado e o Porto Santo muito elevado. Na terça-feira, o arquipélago vai estar com níveis elevados de exposição à radiação UV.
No arquipélago dos Açores, o IPMA colocou esta segunda-feira as ilhas das Flores, Faial e Terceira em níveis muito elevados e São Miguel apresenta risco elevado.
Na terça-feira, o arquipélago dos Açores vai apresentar um risco elevado.
Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao Sol.
Nas regiões com risco muito elevado, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
Para as regiões com risco elevado, o IPMA aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.