Onde está o autocarro? Carris Metropolitana lança mapa em tempo real
22-09-2023 - 18:31
 • João Pedro Quesado

Lançada em fase de testes, a intenção da operadora é verificar o funcionamento para disponibilizar a informação a aplicações como a Google Maps. Por agora, é possível dizer se a informação mostrada está correta.

Quem nunca esperou e desesperou por um autocarro, sem saber quando ele chega ou se vai, sequer, chegar? Agora, a Carris Metropolitana parece querer acabar com estes momentos, e lançou esta sexta-feira uma ferramenta que permite saber a localização dos autocarros em tempo real, assim como saber quanto tempo falta para aparecer o próximo.

Os utilizadores podem pesquisar por uma paragem e verificar a circulação dos autocarros que servem a paragem selecionada - assim como os serviços que rodeiam a paragem.

A lista de autocarros por paragem aparece ordenada cronologicamente, pelo autocarros mais próximos da paragem. Ao selecionar um autocarro, o percurso aparece assinalado na totalidade no mapa.

A ferramenta de tempo real dos autocarros foi disponibilizada em versão beta. Isto significa que os utilizadores podem dizer, no site, se as estimativas de chegada estão corretas, permitindo à Carris Metropolitana afinar o sistema durante este período inicial, de testes, para assegurar que a informação fornecida é "precisa".

O passo seguinte será disponibilizar esta informação nos painéis instalados nas paragens de autocarro, assim como nas aplicações como Google Maps.

Ligado ao sistema dos próprios autocarros, este serviço em tempo real aumenta a informação disponível aos passageiros, uma dimensão importante num sistema de transportes públicos que é regularmente descurada em Portugal.

Na estrada os autocarros sofrem regularmente com o trânsito automóvel, que atrasa os veículos e deixa os passageiros "pendurados".

Lançada em duas fases diferentes, em junho de 2022 e janeiro de 2023, a Carris Metropolitana tem mais de 1.600 autocarros a realizar mais de 19.800 circulações diárias. Por dia, são transportados entre 500 a 600 mil passageiros.