O “Diário de Notícias” conta que, desde Novembro, já chegaram ao país 149 pessoas. Só a Finlândia e a França acolheram mais refugiados: 287 em França e 173 na Finlândia. Todos os dias chegam milhares de imigrantes à Europa pelo Mediterrâneo. Só na segunda-feira entraram 1.500 na Grécia.
O jornal grego “Ekatimerini” diz que a Comissão Europeia propõe concessões à Turquia para fechar o acordo sobre os migrantes. Uma das ideias é garantir vistos de entrada aos cidadãos turcos, se a Turquia cumprir uma série de requisitos legais.
O presidente do Conselho Europeu viajou ontem para Chipre e a Euronews conta que Nicosia questiona o principio de acordo entre União Europeia e Turquia. O Chipre pode, assim, ser o maior entrave a um acordo dos 28 sobre os refugiados, na Cimeira Europeia marcada para quinta-feira, em Bruxelas.
O Governo cipriota opõe-se à reabertura de negociações de adesão com a Turquia e também à possibilidade de a União Europeia dar uma ajuda de 3 mil milhões de euros, para ajudar a enfrentar o fluxo diário de milhares de refugiados às suas fronteiras.
O “El Pais” dá conta de uma novidade no Parlamento Europeu, uma ferramenta para controlar a actividade do Parlamento. O registo online que vai permitir consultar meio milhão de documentos e não só. Dá, também, para verificar as presenças, por exemplo, dos 93 eurodeputados que faltaram à sessão plenária do dia 18 de Setembro, apenas 4 justificaram a ausência.
A taxa de fertilidade em Portugal estava em 2014 bem abaixo da média europeia. O “Jornal de Negócios” dá conta dos dados do Eurostat, em 2014 nasceram na europa mais de 5 milhões e 100.000 bebés. A França liderou a tabela, seguida pelo Reino Unido e pela Alemanha.