Miguel Oliveira foi abalroado logo na primeira volta do Grande Prémio de Espanha de MotoGP, este domingo, e teve de ser levado da pista de maca.
O piloto português, da RNF, que caiu após um choque com o francês Fabio Quartararo (Yamaha) na primeira curva, foi transportado de ambulância para o centro médico. De acordo com a organização do Mundial de MotoGP, Miguel Oliveira encontra-se consciente.
A corrida foi paralisada em bandeira vermelha. Cerca de 15 minutos mais tarde, foi reiniciada, com os pilotos nas posições iniciais de partida.
Miguel Oliveira foi declarado inapto para correr. Quartararo retomou a prova, mas teve de fazer uma volta longa por "condução irresponsável".
A organização da corrida atualizou o estado de saúde de Miguel Oliveira pelas 14h39, em publicação no Twitter. O piloto português deslocou o ombro esquerdo, que entretanto foi recolocado no sítio.
Em declarações à Sport TV, um dos médicos no local explicou que foi dado oxigénio a Oliveira, que também foi ligeiramente sedado, por uma questão de conforto, uma vez que estava com dores fortes.
A situação é melhor do que se pensava, porém, Oliveira ainda terá de fazer uma ressonância magnética para perceber a extensão da lesão.
À 17.ª volta, houve mais um acidente. O italiano Marco Bezzecchi (VR64), líder do Mundial - mais 11 pontos que o compatriota Francesco Bagnaia (Ducati) -, e o espanhol Jorge Martin (Pramac) tiveram de abandonar.