Pedro Penim é o novo diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Cultura.
O encenador, ator e dramaturgo vai ocupar o cargo deixado em aberto por Tiago Rodrigues, que é o novo diretor do Festival de Avignon.
Pedro Penim foi nomeado para um mandato de três anos à frente do Teatro Nacional Dona Maria II.
Fonte do TNDM disse à Renascença que ainda não está definida uma data para entrada de Pedro Penim, nem da saída de Tiago Rodrigues. A direção e administração estão, em conjunto com o Ministério da Cultura, a delinear um plano, que será anunciado em breve.
"Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e com um mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE, fundou em 1995 o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea", refere o Ministério da Cultura, em comunicado.
Pedro Penim é também fundador do espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto que acolhe criações de novos artistas.
"O trabalho de Pedro Penim – que se estende à programação, à tradução, ao ensino e à atividade conferencista – foi já apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente, sublinha o gabinete da ministra Graça Fonseca.
O Ministério da Cultura agradece a Tiago Rodrigues o trabalho desenvolvido no Teatro Nacional Dona Maria II ao longo dos últimos seis anos.
Novo diretor recebe nomeação com "grande satisfação"
Depois do anúncio do Governo, o novo diretor artístico do TNDM reagiu à nomeação e, em comunicado, disse que assumia o novo cargo com "confiança, grande satisfação e honra".
Pedro Penim enalteceu ainda o papel do Teatro, como "um organismo dinâmico com uma missão consagrada na lei" e afirmou que lhe cabe "interpretar de forma a criar um projeto que seja ao mesmo tempo inovador e apoiado na memória histórica do teatro português e mundial".
No mesmo comunicado, Penim destacou o anterior diretor, Tiago Rodrigues, que disse ser "um artista emblemático, um colega com quem comecei a dar os primeiros passos no teatro e que fez do D. Maria II um projeto público estável, de grande criatividade, dotado de uma equipa extremamente capaz e com quem tenho todo o entusiasmo de começar a trabalhar".
Já a presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, Cláudia Belchior, elogia Pedro Penim e refere que a nomeação é merecida.
"Esta escolha é o reconhecimento do notável e diversificado percurso artístico que Pedro Penim desenvolve há mais de duas décadas. É com enorme expectativa e entusiasmo que começaremos a trabalhar em conjunto na materialização da sua visão artística para o futuro deste Teatro", disse.
[Notícia atualizada às 17h24]