Cristiano Ronaldo não volta à Europa. "Porta completamente fechada"
17-07-2023 - 22:57
 • Inês Braga Sampaio

Avançado português diz que o futebol europeu "perdeu muita qualidade" e garante que foi ele que "rejuvenesceu" as ligas italiana e saudita: "O Cristiano abriu a caixa de Pandora."

Cristiano Ronaldo não regressará ao futebol europeu.

Em declarações aos jornalistas, esta sexta-feira, depois da goleada (5-0) sofrida pelo Al Nassr frente ao Celta de Vigo, o internacional português garante que a porta da Europa "está porta completamente fechada".

"Já tenho 38 anos e meio e, na minha forma de ver, o futebol na Europa já perdeu muita qualidade. A LaLiga está pior, a Premier League é a única que está muito acima de todas as outras. A Liga portuguesa é uma liga boa, mas não é 'top-top'. Tenho a certeza que não volto a jogar na Europa", garante o capitão da seleção nacional, que também descarta a hipótese norte-americana: "A Arábia é melhor do que os Estados Unidos."

"O Cristiano abriu a caixa de Pandora"


Cristiano Ronaldo acredita que a Liga saudita "facilmente ultrapassará" a turca e a neerlandesa, este ano, e que rapidamente estará entre as cinco melhores do mundo: "O Cristiano abriu a caixa de Pandora."

"A Liga vai ser muito boa. Ia dar um aninho para começarem a vir grandes jogadores, mas seis meses foi suficiente. Já sabia que ia acontecer, porque quando fui para a Liga italiana, também estava morta e depois rejuvenesceu. Onde o Cristiano vai gera interesse. Neste ano não digo, mas para o ano mais craques virão para a Arábia Saudita", vinca.

O avançado garante que o Al Nassr ainda se vai reforçar bem e que, com as outras equipas a fazerem o mesmo, "vai ser uma liga divertida de ver".

Cristiano também dedica elogios a Luís Castro, o novo treinador do Al Nassr: "Estou muito feliz com o mister, os treinos estão a ser espetaculares, estou a desfrutar bastante. Vamos reforçar o nosso plantel e tenho a certeza que o mister vai fazer um grande trabalho."

Passo a passo rumo à melhor forma


A pré-época de Ronaldo tem sido doseada, no que a minutos de jogo diz respeito. O jogador explica que está a "afinar a máquina devagarinho, não entrar logo, porque pode haver lesões", pois já tem 38 anos (e meio).

O internacional português garante, ainda, que ainda tem muito a provar, porque "quando não temos nada a provar estamos mortos para a vida".

"Todos os anos tenho algo a provar. Provar que posso dar um exemplo de longevidade, golos, assistências, fazer uma fase de qualificação boa, fazer um bom Europeu. Tenho 21 anos de carreira e vou continuar a desfrutar. Sinto-me bem e só quero fazer o que gosto, jogar futebol", destaca.

Cristiano Ronaldo tem contrato com o Al Nassr até 2025.