A I Liga portuguesa de futebol regressa na quarta-feira, quase três meses depois, para umas últimas 10 jornadas sem público, uma dezena de substituições por jogo a partir, tudo indica, da ronda 26 e testes constantes à Covid-19.
Os 90 jogos em falta vão decorrer maioritariamente durante a semana, com apenas um dia de intervalo entre jornadas (dois da 32.ª para a 33.ª) e em 17 estádios, entre eles a Cidade de Futebol, em Oeiras, casa emprestada de Santa Clara e Belenenses SAD, os únicos que jogam em campo neutro.
O "sprint" final prolonga-se até 26 de julho, dia previsto para a 34.ª e última ronda, que é a única sem calendário definitivo, pois depende do que, então, estiver por decidir, em matéria de título, apuramentos europeus e descidas.
Sem público e ordem para testar, testar, testar
De todas as alterações, destaque para a ausência de público, a porta fechada a espectadores, o que implica a ausência de festa e de emoção.
As portas dos estádios só não estarão fechadas aos elementos indispensáveis para a realização dos jogos, incluindo as equipas das televisões, que transmitirão em direto todos os jogos, entre a SportTV e a Benfica TV (os do Benfica em casa).
Quanto aos jogadores, serão elegíveis aqueles que passem nos testes à Covid-19, que serão efetuados 24 horas de cada jogo, sendo que, entre jogos espaçados por mais de cinco dias, cada equipa terá de ser submetida a dois testes.
Em campo, os 11 jogadores de cada equipa não atuarão de máscara, porém, para todos os elementos que fiquem no banco dos suplentes, exceção aos treinadores principais.
Cinco substituições a partir da jornada 26
No banco de cada formação estarão, devidamente separados, um total de nove suplentes, mais dois do que o habitual, pois serão permitidas um máximo de cinco substituições por equipa, em três momentos do jogo e ainda ao intervalo.
Esta medida não entrará, no entanto, em vigor logo na primeira jornada da retoma, a 25.ª, já que a decisão tem de passar por uma Assembleia Geral da Liga de clubes, marcada para 8 de junho, um dia antes do início da jornada 26.
Assim, na primeira ronda, os treinadores terão possibilidade de fazer as três substituições habituais e terão sete suplentes.
Diferentes, desde quarta-feira, vão ser os festejos de golos, vitórias ou outros, pois não são permitidos aglomerados entre os elementos das equipas (jogadores, treinadores e restante "staff"), beijos ou abraços.
O primeiro jogo da retoma é o Portimonense-Gil Vicente, às 19h00 de quarta-feira. O FC Porto, que lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre o Benfica, entra em campo logo a seguir, às 21h15, em Famalicão. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
Os outros dois jogos da jornada 25, com acompanhamento total na Renascença, são Benfica-Tondela, quinta-feira, às 19h15, e Vitória de Guimarães-Sporting, no mesmo dia, às 21h15.