A missão da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) enviada para investigar a central nuclear ucraniana de Zaporíjia, controlada pelas tropas russas, já se encontra nas instalações, informou a agência nuclear ucraniana Energoatom esta quinta-feira, ao início da tarde em Lisboa.
"A missão da AIEA chegou à central de Zaporíjia", lê-se na mensagem publicada no Telegram.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, tinha anunciado que a agência mantinha a agenda das visitas à central nuclear ocupada, a maior da Europa, apesar dos relatos de bombardeamentos nas proximidades esta manhã.
Rafael Grossi confirmou ontem, antes de partir de Kiev em direção a Zaporíjia, que a missão tenciona passar vários dias na central e que a organização também pretende criar uma representação permanente nas instalações.
A central nuclear, ocupada pelas tropas russas poucos dias depois do inicio, a 24 de fevereiro, da invasão de territórios ucranianos, tem sido alvo de ataques frequentes nas últimas semanas, de que as forças ucranianas e russas se acusam mutuamente, aumentando os receios de fugas de material nuclear.