A Associação dos Produtores de Leite de Portugal – APROLEP está a organizar o envio de mais dois camiões de rolos de feno para alimentar os animais que ficaram sem pastagem devido aos fogos.
Em Mação ou nos concelhos vizinhos mais afectados, a ajuda será distribuída pela Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, em colaboração com as autarquias locais.
“Este envio é possível com a solidariedade de mais produtores de leite de Vila do Conde, Trofa e Barcelos que oferecem os rolos e de outros agricultores que oferecerem o serviço de carregar, transportar e descarregar os rolos no local de concentração, bem como da empresa Torre Marco que cedeu o espaço para armazenar o feno da primeira carga e da empresa AJI Transportes S.A., de Mação”, informa o comunicado enviado às redacções.
Com cerca de 41.000 hectares de área, 122 lugares e aldeias, 80.000 pequenas propriedades e 95% de área florestal, Mação viu o seu território ser devastado por incêndios nos últimos 30 anos, os últimos dos quais em Julho e já neste mês de Agosto.
O primeiro devastou 18 mil hectares de área florestal e o segundo cerca de 9.700.
"Estes dois grandes incêndios devastaram cerca mais de 27 mil hectares do nosso território. Devem sobrar cerca de 12.000 hectares, o que faz com que Mação seja o concelho com mais área ardida de todo o país", contabilizou o autarca António Louro.