O Presidente francês Emmanuel Macron manteve esta sexta-feira a sua primeira conversa com o Papa Francisco desde que foi eleito no passado dia 7 de Maio.
As alterações climáticas e a questão dos refugiados marcaram a conversa telefónica de 10 minutos, dizem fontes próximas em tom amigável e respeitoso, em que o novo Presidente francês também convidou o Papa a visitar o seu país.
Macron e Francisco partilharam ideias para que, nas próximas semanas, estes dois temas possam ser alvo de iniciativas que chamem à atenção.
Segundo a imprensa italiana, Macron terá agradecido ao Papa o seu envolvimento a favor do Acordo de Paris sobre o clima e ambos terão concordado em discutir iniciativas que deverão ser postas em pratica na próximas semanas na luta por esta área, depois da decisão de Donald Trump de abandonar o acordo.
O presidente francês anunciou em comunicado que a França vai lançar uma serie de iniciativas em comum com a Chanceler alemã Angela Merkel sobre as alterações climáticas na sequência da decisão do Presidente dos Estados Unidos.
O Papa terá aproveitado a conversa para recordar a Macron a importância do problema dos refugiados e do seu acolhimento, saudando as iniciativas do novo presidente francês a esse respeito.