Costa garante. Impostos sobre as empresas não vão aumentar
09-10-2016 - 12:57

"Ouvir do primeiro-ministro português que não haverá aumento da carga fiscal é uma boa notícia para as empresas chinesas", disse o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

A dias de apresentar o Orçamento de Estado para 2017 no Parlamento, António Costa garante que não vai aumentar os impostos sobre as empresas.

Em Pequim, durante a conferência de imprensa conjunta com primeiro-ministro chinês, questionado sobre a necessidade de estabilidade fiscal para garantir competitividade, o primeiro-ministro disse que a redução fiscal tem sido progressiva e assim vai continuar. Em relação à tributação das empresas não vai haver aumento de impostos, garantiu.

"Tem sido uma opção clara do meu Governo", disse António Costa.

"Não houve qualquer tipo de aumento da carga fiscal, nem está previsto qualquer tipo de aumento da tributação sobre as empresas", declarou António Costa, o que motivou, depois, uma reacção do primeiro-ministro chinês.

"Ouvir do primeiro-ministro português que não haverá aumento da carga fiscal é uma boa notícia para as empresas chinesas", disse Li Keqiang.

Costa falou ainda sobre a redução progressiva da carga fiscal, lembrando que "foi já dado um primeiro passo em 2016 e será dado um novo passo, seguramente, com a aprovação do próximo Orçamento do Estado", declarou.

De acordo com o primeiro-ministro, até agora, "a única alteração que existiu" ao nível da tributação das empresas foi uma redução da taxa do IVA da restauração [de 23 para 13% a partir de Julho deste ano.