A revista "Time" escolheu Donald Trump para personalidade do ano 2016.
A eleição pretende identificar a pessoa que mais influenciou as notícias durante um ano. "É a 90ª vez que elegemos uma figura de grande influência, pelo bem ou pelo mal. No caso de Donald Trump, a resposta divide profundamente o país" (Estados Unidos), lê-se no editorial da revista.
"Donald Trump, presidente of the divided States of America" ("presidente dos Estados Divididos da América"), é por isso o título escolhido.
“Acho que nunca se viu alguém que actue de maneira tão pouco convencional e que tenha tamanho impacto no que aconteceu durante o ano”, escreve a editora Nancy Gibbs.
Trump recebeu a notícia quando dava uma entrevista à norte-americana NBC. “É uma grande honra”, afirmou, acrescentando que “representa muito” para si.
Na lista para personalidade do ano estavam nomes como Hillary Clinton, adversária de Trump na corrida à Casa Branca; o Presidente russo, Vladimir Putin; o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e a cara do "Brexit" Nigel Farage.
Em 2015, a revista norte-americana elegeu chanceler alemã como personalidade ano. A “Time” considerou que Angela Merkel desempenhou um papel central em vários acontecimentos desse ano, nomeadamente na crise dos refugiados.
No ano anterior, a distinção foi para “Os combatentes do ébola”, médicos, enfermeiros, missionários e todas pessoas que combateram o vírus, na África Ocidental.
Em 2013, o Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano e, em 2012, o título foi para o Presidente Barack Obama.