Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
“O mundo enfrenta a pior recessão desde a Grande Depressão” da década de 30 do século passado, afirma a economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath.
A responsável falava esta terça-feira na apresentação das previsões do World Economic Outlook, que apontam para uma quebra abrupta da economia mundial devido à pandemia de Covid-19.
A economia mundial vai contrair cerca de 3% em 2020. É o choque mais violento desde a Grande Depressão, da década de 30 do século passado.
O FMI fala numa crise sem paralelo nas últimas décadas em resultado do “grande confinamento”, mais grave do que a do “suprime”, registada em 2008
Mais de 8 triliões de euros podem esfumar-se em resultado da crise económica provocada pela Covid-19, segundo as contas da instituição.
Gita Gopinath, economista-chefe do FMI, diz que a atual crise é um desafio aos governos e instituições mundiais, e defende a necessidade de estímulos orçamentais para reanimar a economia.
Em conferência de imprensa, Gita Gopinath também alerta que o nível de endividamento dos países europeus tem que descer assim que a recuperação da economia tiver início.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma recessão de 8% em Portugal e um crescimento do desemprego para os 13,9%, até ao final do ano.