D. Manuel Clemente pede "confiança" porque a Igreja "está a fazer tudo o que pode e deve ser feito"
01-10-2022 - 15:00
 • Liliana Monteiro com Renascença

O cardeal patriarca de Lisboa faz que questão de recordar que "foi o episcopado que criou uma comissão independente para recolher dados sobre tudo quanto possa ter acontecidodesde 1950: de há 72 anos a esta parte".

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz que é preciso confiar na Igreja, porque esta está a fazer tudo o que pode e deve ser feito para o esclarecimento das situações de abusos sexuais.

"Tenham confiança na Igreja Católica em Portugal, que, como instituição, tem feito tudo aquilo que pode e sabe fazer atendendo à lei civil, à lei canónica e também ao espírito evangélico que nos ensina a acreditar na regeneração das pessoas - a esperar por isso e a fazer por isso", declarou D. Manuel Clemente, este sábado, num breve comentário depois de conhecida a abertura de uma investigação a D. José Ornelas.

O patriarca de Lisboa faz que questão de recordar que "foi o episcopado que criou uma comissão independente para recolher dados sobre tudo quanto possa ter acontecido desde 1950: de há 72 anos a esta parte".

"Tenham confiança que da nossa parte faremos o melhor, atendendo à lei e ao Evangelho", reforçou

D. Manuel Clemente falou à Renascença à margem do encontro diocesano dos coordenadores do Sínodo, que está a decorrer este sábado em Lisboa.