Incêndios. Agricultores do Norte começam a receber apoios para perdas até 6.000 euros
14-10-2024 - 09:38
 • André Rodrigues

Ministro Adjunto e da Coesão Territorial garante que os pagamentos poderão estar concluídos até ao final de novembro. Quanto às habitações, Castro Almeida garante que o apoio será a 100% para requalificações até 150 mil euros.

O Governo começa pagar esta segunda-feira os primeiros apoios aos agricultores da região Norte afetados pelos incêndios de setembro, revela à Renascença o ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

“Começámos a pagar na passada semana na região Centro. Hoje começamos na região Norte. Esse processo, creio que até ao final do mês de novembro”, esclarece Manuel Castro Almeida.

Em causa está um apoio a pequenos agricultores “até seis mil euros, no máximo” que o Governo aceita pagar, "mesmo sem documentação”.

Para os prejuízos acima dos seis mil euros, há "outro regime de apoios para perdas que têm de ser documentadas”.

Já quanto à reconstrução de habitações, o governante garante que todas as obras até 150 mil euros serão financiadas na totalidade.

“O objetivo do Governo é que estes apoios tenham grande celeridade e grande simplificação. Vamos exigir apenas os papéis estritamente indispensáveis. Na parte que exceder os 150 mil euros, pagamos 85% do valor das obras”, garante.