O Presidente da República reage à saída do país do Procedimento por Défice Excessivo, recomendada esta segunda-feira pela Comissão Europeia, felicitando os portugueses.
“Hoje é o dia de felicitar os portugueses, porque esta decisão só foi possível devido aos seus sacrifícios de muitos anos. E eu queria felicitá-los”, afirmou aos jornalistas, à margem de um ciclo de debates sobre ciências médicas.
“Amanhã, é o dia de todos começarmos a trabalhar para podermos converter a decisão de hoje naquilo que verdadeiramente importa, que é: mais confiança, mais investimento, mais crescimento, mais emprego”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
Na opinião do Presidente, o país não pode ficar por aqui, “indo até onde é possível ir”.
“Como sabem, eu puxarei sempre para cima, como puxei ao longo do último ano e meio. E para isso, temos todos de trabalhar. Controlando o défice, criando condições para mais confiança, estimulando o investimento e promovendo o crescimento”, resume o Presidente, que nos cerca de dois minutos que falou do assunto aos jornalistas nunca se referiu aos partidos nem ao Governo ou ao anterior executivo.
A Comissão Europeia recomendou, esta segunda-feira de manhã, ao Conselho de Ministros que Portugal deixasse o Procedimento por Défice Excessivo e destacou, em comunicado, que “os Estados-membros devem tirar partido da oportunidade propiciada pela retoma económica para continuar com as reformas estruturais”.
Duas notas oficiais e "parabéns"
também a Passos
O Presidente diz, através de nota no site da Presidência, que falou com Juncker: "O Presidente da República já falou ao telefone com o Presidente da Comissão Europeia, a propósito da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), tendo transmitido a Jean-Claude Juncker a alegria pelo reconhecimento dos esforços e sacrifícios dos Portugueses, sendo certo que o nosso compromisso prosseguirá."
O site da Presidência da República publica ainda uma segunda nota na qual se lê Marcelo congratulou António Costa, mas também Pedro Passos Coelho por esta notícia."O Presidente da República felicitou hoje o Primeiro Ministro António Costa e o anterior Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, pelo trabalho dos respetivos Governos que permitiram a decisão hoje tomada pela Comissão Europeia da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE)."
[Notícia actualizada às 13h48]