​Paulo Sousa: "O Sporting vai criar muitas dificuldades à Juventus"
12-04-2023 - 11:30
 • Carlos Dias

No lançamento do jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o antigo jogador de Juventus e Sporting elege o treinador dos leões como fator que pode decidir a eliminatória.

Paulo Sousa, atual treinador da Salernitana, 15.º classificado na Série A, acredita que Rúben Amorim vai conseguir montar uma equipa capaz de lutar de igual para igual com a Juventus, nos quartos de final da Liga Europa, e está convencido de que os italianos vão sentir muitas dificuldades.

“A Juventus vai sofrer pela qualidade que o Rúben Amorim tem vindo a apresentar. É um treinador extraordinário que foi logo campeão no primeiro ano completo no Sporting, apostando em jovens, mostrou logo muita capacidade. O Rúben Amorim tenta que as suas equipas tenham o controlo do jogo, do espaço, da velocidade, tecnicamente confiantes, conseguem construir oportunidades. O Sporting vai criar muitas dificuldades a esta Juventus”, prevê o treinador português, em entrevista à Renascença.

Paulo Sousa, que jogou no Sporting na temporada 1993/94 e na Juventus nas duas temporadas seguintes, analisa os comportamentos dos italianos, treinados por Massimiliano Allegri, quando não têm a bola e salienta que se trata de uma equipa "confortável em dar a iniciativa ao adversário, em baixar muito as linhas".

“Têm as três linhas de jogadores muito próximas, fecham bem o corredor o central e dão a iniciativa nos corredores laterais, porque dentro da área são fortes a anular os cruzamentos”, acrescenta.

Já com bola a Juventus tem atributos que podem colocar em risco qualquer adversário: “É uma equipa muito vertical quando tem a bola. No último terço tem Kostic que é um dos melhores a cruzar, o médio Rabiot, que está a fazer uma das suas melhores épocas de sempre, chega muito bem à área para fazer golo. São também muito fortes nas bolas paradas. Determinam muito bem quais as zonas onde a bola tem de entrar.”

No entanto, Paulo Sousa encontra também debilidades na Juventus que podem ser aproveitadas pela equipa verde e branca: “Têm muita dificuldade a defender triangulações rápidas e os movimentos entre linhas que permitem aos seus adversários a criação de momentos de finalização".

Paulo Sousa, de 52 anos, está a treinar a Salernitana desde fevereiro. Curiosamente não irá defrontar a Juventus, uma vez que o seu clube já realizou os dois jogos com "vecchia signora" na Serie A. A Salernitana está no 15.º lugar, sete pontos acima do Verona, a primeira equipa em zona de descida. Na última jornada, a equipa de Salerno empatou com o Inter (1-1), adversário do Benfica na Liga dos Campeões.

O Sporting visita Turim na quinta-feira. O jogo com a Juventus, a contar para a 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, está marcado para as 20h00. Partida com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.