O PSD vai propor a criação de uma comissão eventual no Parlamento para discutir a reforma da Segurança Social. A proposta vai ser feita esta sexta-feira à tarde numa conferência de imprensa de Pedro Passos Coelho, com a qual o presidente social-democrata pretende fazer marcação ao congresso do PS, que começa esta sexta-feira.
A reforma da Segurança Social tem sido um tema preferencial do PSD, que várias vezes tem lançado desafios ao PS para um consenso tendo em vista a necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema. Um dos últimos desafios foi lançado na semana passada pela ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque no Parlamento.
Já esta semana, numa conferência sobre políticas públicas, foi a vez de o Presidente da República ter apelado a um consenso nessa matéria.
"Há um caminho muito longo a percorrer. É agora a hora, é hoje que devemos definir a base da sustentabilidade da nossa Segurança Social", disse Marcelo Rebelo de Sousa, para quem esta reforma é "desígnio de justiça para com as gerações futuras".
O PS, contudo, tem recusado todos os desafios feitos pelo PSD nesta matéria, rejeitando o plafonamento da Segurança Social.