Papa sobre o ecumenismo: "Rezemos pela unidade e pelo fim das guerras"
25-01-2024 - 18:02
 • Aura Miguel


“Uma religiosidade deturpada assenta na posse e não no dom, onde Deus é o meio para obter aquilo que quero e não o fim que devo amar com todo o coração”, alertou esta quinta-feira o Papa Francisco durante a celebração que encerra a Semana de Unidade dos Cristãos.

Francisco presidiu à oração de vésperas, na basílica de São Paulo fora de muros, rezando em conjunto com o arcebispo anglicano de Cantuária, Justin Welby, o metropolitano ortodoxo de Constantinopla, Policarpo, e outros representantes de várias comunidades cristãs.

As divisões “nunca vêm de Deus, mas do diabo”, sublinhou o Papa na homilia. O Santo Padre reforçou que todos os esforços com vista à plena unidade são chamados a seguir o mesmo percurso de São Paulo, ou seja “pôr de lado a centralidade das nossas ideias para procurar a voz do Senhor e deixar-Lhe iniciativa e espaço”. Porque a unidade dos crentes só é possível alcançar “como Cristo a quer e com os meios que Ele quer”.

Não se trata de ficar entrincheirados na defesa dos próprios interesses, ciosos da própria autonomia, fechados no cálculo das próprias vantagens, estabelecendo relações com os outros apenas para ganhar qualquer coisa. “Se assim fosse, não se trataria apenas de erros estratégicos, mas de infidelidade ao Evangelho”, afirmou Francisco.

Neste longo caminho, rezar pela unidade é pois o primeiro dever. “E é um dever santo, porque é estar em comunhão com o Senhor, que antes de mais nada rezou ao Pai pela unidade. E continuemos a rezar ainda pelo fim das guerras, especialmente na Ucrânia e na Terra Santa”, pediu o Papa.

Por fim, Francisco agradeceu especialmente ao povo do Burkina Faso, cujas comunidades prepararam o material de reflexão para esta Semana de Oração pela Unidade: “oxalá o amor ao próximo tome o lugar da violência que aflige o seu país”, concluiu.

Durante a celebração, duas mulheres gritaram pelo fim das touradas, com camisolas onde se lia: “Stop blessing corridas” (deixem de abençoar corridas). As ativistas do grupo PETA (organização em defesa dos animais) foram afastadas para fora da basílica por alguns seguranças.