A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) já angariou 125 mil euros para financiar o trabalho dos voluntários junto dos refugiados no Líbano. O balanço desta campanha de recolha de fundos, que está ainda a decorrer, foi avançado à Renascença por Rui Marques, da PAR.
O Líbano acolhe um milhão e meio de refugiados dos vizinhos, como a Síria e a Cisjordânia, e o dinheiro angariado vai para duas instituições que trabalham no terreno.
“A Cáritas Líbano e o Serviço Jesuíta aos Refugiados do Líbano são os canais seleccionados para fazer chegar este apoio financeiro aos refugiados, às famílias e às crianças que estão neste território e que são mais de um milhão e meio”, explica Rui Marques.
“Existe uma recolha de fundos que tem já mais de 120 mil euros recolhidos e que até ao final do ano esperamos ainda poder alcançar um valor ainda mais significativo”, acrescenta.
Em entrevista à Renascença, o mesmo responsável criticou ainda o facto de, mais de um mês depois da definição de quotas para a distribuição de refugiados dentro da União Europeia, ainda não haver uma data prevista para a chegada a Portugal.
A Plataforma de Apoio aos Refugiados lamenta a falta de vontade política e manifesta desejo de que os refugiados cheguem até ao final do mês.