Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O primeiro-ministro António Costa avisa que o país só vai voltar ao estado normal quando for decretado ultrapassada a pandemia.
“Do estado de alerta seguramente nunca sairemos até ao final da pandemia”, disse o Chefe de Governo durante a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros para anunciar medidas mais restritivas para a Área Metropolitana de Lisboa.
Questionado sobre se voltar atrás na AML não é o mesmo que regressar à casa de partida na luta contra a doença, Costa recusou essa ideia. O primeiro-ministro garante que as medidas são necessárias para controlar os casos nesta zona do país, mas que a situação está dentro que era expectável com o desconfinamento.
"Há um crescimento de novos casos maior, mas estamos ainda numa faixa de variação que é previsível, gerível, controlável e os resultados que conhecemos – quer de camas de Cuidados Intensivos, quer camas hospitalares, quer o número de óbitos – confirmam que é estável", assegurou.
Costa voltou a elogiar a estratégia de testagem do pais, garantindo “temos sido um país com total transparência de dados”.