Jorge Nuno Pinto da Costa confirma que é recandidato à presidência do FC Porto para o 16.º mandato. "Todos pelo Porto" é o lema da campanha.
“Sou candidato à presidência do FC Porto”, disse Pinto da Costa, emocionado, depois de apresentar a sua recandidatura.
Numa indireta a Villas-Boas: “Agora espero que todos os candidatos apresentem o seu currículo”. "Não basta dizer que sonhou com cadeira de sonho, que hoje pode estar aqui e amanhã acolá, não basta querer abrir caminho para que gente que nem é do FC Porto tome o FC Porto para fazer negócios".
No seu discurso, no Coliseu do Porto, o líder portista há mais de 40 anos referiu: “Apresento a candidatura pelo coração, pelo amor de todos nós pelo FC Porto”.
São quatro as palavras-chave: “Rigor, competência, paixão e ambição”.
Lembra Pinto da Costa que colocou três condições para se recandidatar: “Passagem aos oitavos da Champions, as contas positivas e capitais próprios positivos”. "Dentro de uma ou duas semanas teremos saldo positivo em algumas dezenas de milhões de euros e os capitais próprios positivos", garantiu.
Empolgado garantiu: “FC Porto nunca sucumbirá”. “Temos de ganhar mais do que ganhámos até hoje”.
Pinto da Costa referiu ainda: “Ninguém entrará no FC Porto a não ser portistas de coração”.
Ao todo são 2.558 títulos, 68 deles títulos em futebol, 7 internacionais, lembrou Pinto da Costa, que aos 86 anos garantiu que este "será, sem dúvida" o seu último mandato.
Antes do discurso mais programático, a abertura: "É difícil para mim, neste momento, controlar as emoções", afirmou, para logo sublinhar que foi com orgulho que chegou sozinho ao palco. "Cheguei a este púlpito sem ter nenhum segurança a acompanhar-me." Pinto da Costa disse ainda aos presentes que não ia ler nenhum discurso, nem teleponto.
Nesta ocasião não foram apresentados nomes da sua lista, que promete renovação.
O treinador Sérgio Conceição foi uma das figuras presentes na apresentação da recandidatura.
As eleições no FC Porto para o quadriénio 2024-2028 estão marcadas para abril. Há três candidatos: Pinto da Costa, André Villas-Boas e Nuno Lobo.